Jucesp Online é lançada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

On sexta-feira / In / Reply
A Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão ligado à Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) lançou no dia 8 de junho de 2010 a Jucesp Online, sistema que simplifica e facilita o acesso às informações e serviços da Junta. Em entrevista ao CRC SP Online, o presidente da Jucesp, Valdir Saviolli afirmou que a ferramenta é a maior ação de desburocratização e abertura de base de dados entre juntas comerciais já realizada no País.

Porque a Jucesp Online irá reduzir a burocracia?


Todas as ações que eram feitas até o dia 8 de junho, presencialmente, demandavam tempo, filas e taxas. Para obter acesso a um simples documento, por exemplo, o usuário deveria imprimir o requerimento, recolher as taxas na rede bancária para depois se dirigir à sede da Jucesp, com o protocolo de entrada e formalizar a solicitação de serviço. Em média, o tempo de espera por pedido variava entre 5 e 15 dias. Essa burocracia será eliminada, e com ela, o custo que acarreta não só para o poder público, mas para o próprio cidadão.

Como os cidadãos podem acessar a nova ferramenta?

A nova Jucesp Online pode ser acessada de forma rápida e segura por qualquer cidadão pela internet no site da Jucesp. Para o usuário ter acesso gratuito a alguns dos serviços da nova ferramenta será necessário possuir um cadastro de usuário com login e senha de acesso ao sistema. Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, a Jucesp decidiu utilizar o cadastro já existente na Sefaz-SP para o programa Nota Fiscal Paulista. Nós não estamos criando um cadastramento adicional e sim unificando o acesso com o mesmo login e senha da Nota Fiscal Paulista.

Qual é a principal novidade da Jucesp Online?

A possibilidade de acesso gratuito a documentos e fichas cadastrais, sem que o interessado precise comparecer à Junta ou às suas unidades descentralizadas. Do escritório ou mesmo de casa, por meio da internet, o usuário terá acesso às pesquisas e impressão certificada de documentos. A Jucesp Online promove um grande avanço em termos de transparência das informações em poder do estado de São Paulo, que vai facilitar em muito o cidadão. Ao invés de ir à Jucesp enfrentar filas, ele pode obter as informações, pela internet, gratuitamente.

Todos os serviços oferecidos pelo sistema poderão ser adquiridos gratuitamente?

A partir de agora, a maioria dos serviços oferecidos pela Jucesp será gratuita no meio online. A exceção, com pequena tarifação, será para os documentos que ainda demandam análise e intervenção interna dos servidores e funcionários da Junta Comercial, entre eles certidões específicas com teor solicitado e requisição de cópia digital de documento.

Em quais serviços a população poderá contar com a Jucesp Online?

Além de permitir consulta ao banco de dados da Jucesp, entre as facilidades colocadas à disposição da sociedade, estão a emissão online de fichas cadastrais, certidões, imagens digitais, solicitações e agendamentos de serviços presenciais. Um dos destaques do novo sistema é a pesquisa de empresas por região. Por meio de uma ferramenta de georreferenciamento será possível procurar indústrias ou estabelecimentos comerciais em todo o Estado, refinando a pesquisa por cidade, região, bairro ou rua. Assim, empresários ou investidores interessados em abrir um negócio no Estado poderão fazer um mapeamento da concorrência ou pesquisar estabelecimentos similares, fornecedores ou serviços em sua região.
Related Posts with Thumbnails