Crédito às empresas deve continuar evoluindo nos próximos meses

On terça-feira / In / Reply
Com a interrupção dos aumentos da taxa básica, as empresas têm maior segurança para efetuarem contratações de crédito com recursos livres.

Camila F. de Mendonça

O crescimento das concessões de crédito para as empresas deve se estender para os primeiros meses de 2011, como mostra o Indicador de Perspectiva de Crédito às Empresas, divulgado pela Serasa nesta terça-feira (5).

Em agosto, o indicador de perspectiva de crédito para os próximos seis meses avançou novamente, em 0,3%, o mesmo percentual do mês anterior. Com o avanço, o indicador alcançou o valor de 101,9.

De acordo com os analistas da Serasa, a evolução das operações de crédito às empresas tenderá a se acelerar, especialmente a partir do último trimestre de 2010, alcançando os primeiros meses do próximo ano.


Selic

Ainda segundo os economistas da Serasa Experian, a retomada de um ritmo de crescimento mais acelerado para a economia brasileira, após o enfraquecimento observado durante o segundo trimestre de 2010, é um dos fatores que permitem uma evolução mais efetiva das concessões de crédito às empresas.

Além disso, a interrupção do ciclo de elevações da taxa Selic também figura como elemento que proporciona uma dinâmica mais favorável para a contratação de operações de crédito, com recursos livres.

Os aumentos sucessivos da Selic nos meses anteriores estimularam as empresas a buscar crédito com recursos direcionados, principalmente operações via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), nas quais as elevações da taxa básica de juro são menos sentidas.

Com a interrupção dos aumentos da taxa básica, as empresas têm maior segurança para efetuarem contratações de crédito com recursos livres.

Sobre o indicador

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito às Empresas tem o objetivo de antever, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão a atividade econômica, as concessões reais de crédito às empresas e a inadimplência.

Fonte: InfoMoney
Related Posts with Thumbnails