Criada EFD para Pis e Cofins

On quinta-feira / In / Reply
As regras que criam a nova obrigação do Sped constam da Instrução Normativa nº 1.052/10.

A Escrituração Fiscal Digital das contribuições para o Programa de Integração Social e para o Financiamento da Seguridade Social (EFD-PIS/Cofins) vale a partir de 2011, devendo ser transmitida mensalmente por meio de programa validado por certificação digital com grau de segurança a partir do A3.

O prazo de envio é o quinto dia útil do segundo mês subsequente aos dados da escrituração, incluindo casos de empresas extintas, incorporadas e em fusão ou cisão total ou parcial.

O atraso acarreta multa de R$ 5 mil por mês-calendário ou fração.

Pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Real e sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado estão obrigadas a enviar a EFD-PIS/Cofins já a partir de 1º de janeiro próximo. Para as demais pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, a obrigatoriedade começa em 1º de julho de 2011.

Empresas sujeitas à tributação do IR com base no Lucro Presumido ou Arbitrado devem adotar a nova escrituração eletrônica a partir de 1º de janeiro de 2012.

A mesma data vale para instituições financeiras, empresas de securitização de créditos imobiliários, financeiros e agrícolas, operadoras de planos de saúde, empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, entre outras.

O leiaute da EFD-PIS/Cofins foi aprovado pelo Ato Declaratório Executivo nº 31/10.
Related Posts with Thumbnails